Vencer para voltar a ser líder

Em tese, o Figueirense não deve ter muitas dificuldades para enfrentar o abalado Concórdia, vice-lanterna do campeonato catarinense, no estádio Orlando Scarpelli na tarde deste sábado.

O ?Galo do Oeste?, além de fazer uma campanha que só é melhor que a do Avaí, vem de um vexame colossal. Em seu próprio estádio conseguiu tomar a virada e seis gols no segundo tempo depois de terminar a primeira etapa da partida vencendo o Joinville por três a zero.

Se considerarmos que o jogo é no Scarpelli, onde o Figueira até agora atropelou os adversários, o favoritismo alvinegro é ainda maior.

Só que há 132 chavões que dizem que futebol se resolve dentro de campo. ?São 11 contra 11?, ?o lambari é pescado e o jogo é jogado?, ?só o peru morre na véspera?, etc.

O jogo é muito importante para o Figueira. Nesta rodada, também no sábado, mas às 19h30, a Chapecoense vai a Joinville enfrentar o JEC. Como os dois se enfrentam na quarta-feira seguinte, a vitória alvinegra e, no máximo, um empate do Verdão do Oeste, fazem com que o Figueirense volta à liderança. Com isso, um empate no Índio Condá não será lamentado.

Como o que é interessa é a liderança do turno, o Figueira entra num período decisivo para suas pretensões. Precisa vencer o Concórdia neste sábado porque na sequência pega, além da Chapecoense fora, o Avaí no Scarpelli e o Criciúma no Heriberto Hulse.

O primeiro passo para voltar à liderança é vencer o Concórdia na abertura da rodada. Num jogo em que o adversário é franco atirador, é o Figueira que não pode dar sopa para o azar.

Notas alvinegras

* A pijamada permanece incrédula com a situação do time do mangue e seu zero por cento de aproveitamento até agora. Muitos acham que o elenco é excelente e o problema é só o velho Benazzi de guerra. Como avaliar a qualidade de um time que ainda não jogou, que só existe no papel? Dizer que é bom ou ruim é mera hipótese, suposição, palpite.

* Fiquei feliz porque os comentários no post do dia 25 ? Mais interrogações do que respostas ? se mantiveram civilizados, com cada um expondo seu ponto de vista e discordando sem baixar o nível ou apelar. Acredito que esse seja o melhor caminho para um debate franco e aberto, mas respeitoso, que contribua para fortalecer o clube.

* Só não posso concordar com o argumento de que o clube não pode revelar suas estratégias, tem que fazer segredo de quase tudo. Parece que estamos falando das tropas aliadas preparando o desembarque na Normandia no Dia D na 2ª Guerra Mundial. Não é para tanto. Estamos tratando de um time de futebol.

* Não precisa divulgar salário de todo mundo. Não precisa divulgar cada detalhe de cada negociação em curso. Mas tem sim que informar corretamente como as coisas vão funcionar. Como são as parcerias, quais as responsabilidades e direitos de cada um. Tem que prestar contas das receitas e das despesas periodicamente aos seus sócios e torcedores.

* Durante a briga com a ex-Figueirense Participações, ouvi conselheiro dizer que a FPSA detalhava as despesas item por item para justificar como era difícil fazer futebol e montar bons times, mas na hora de apresentar as receitas o apego aos detalhes era esquecido. Não vejo porque devemos aceitar novamente o mesmo tipo de comportamento.

0 pensamento em “Vencer para voltar a ser líder”

  1. Com esse time estamos prontinhos para ser garfados por um juiz qualquer e perdermos a nossa vaga para a série A. Reforços já ou vamos permanecer na série B novamente.

  2. caro pimenta, o Lucas pediu pra sair e o Fernandes não tem condições físicas de aguentar jogar sempre os 90 minutos, os exames dele mostram isso!

    E se não fossem duas falhas irritantes na zaga em dois escanteios (sem culpa do RF) a gente não sofreria até o final do jogo!

  3. POR FAVOR ROBERTO FERNANDES, PARA DE INVENTAR AGORA , VE SE ADOTA O 3-5-2 E POR FAVOR SEM DOUGAS E PAULO SERGIO, CONTINUA MANTENDO O ALE NO BANCO, MESMO PERDENDO GOLS O LUCAS FOI O HOMEM DO JOGO AO LADO DO FERNANDES, TA LEGAL QUE O LUCAS JA TINHA RECEBIDO CARTÃO AMARELO,MAIS VC FOI LOUCO EM TIRAR ELE E O FERNANDES NAQUELE MOMENTO DA PARTIDA, A EQUIPE CAIU MUITO COM A SAIDA DOS DOIS ,VC COLOCOU SEU EMPREGO EM JOGO,. VE SE APRENDE AGORA E NÃO FAIS MAIS BURRADA.

  4. 3-5-2 SEMPRE…..conocrdo com todos ……qdo jogamos no 3-5-2 jogamos bem……qdo nosso professor inventa perdenos até para o Campinense……

  5. Sem dúvida … está na boca da torcida e nos bastidores do próprio clube … o esquema é 3-5-2. Sem invenções !!! Esse ano ainda pode ser do FIGUEIRA ! Basta pensar como time grande, sem essa de fazer calculos com pontuação a cada 5 jogos ! Fazer acontecer, deixar o sentimento de pequeno e pensar longe …. dar um passo a diante e dizer: BRIGAREMOS PELO TÍTULO !!! Sem medo !!! Sem receio de errar uma ou duas partida ou …. não vamos nos “iludir”
    Temos sim que ter comando e essa atitude vêm de cima !!! Nosso time vai incorporar esse empenho se nossos comandantes estiverem todos falando a mesma língua e principalmente deixando de ser um “time pequeno” !!!!
    Vamos lá NAÇÃO ALVINEGRA !!! Sabemos e conhecemos nossa estrutura, por isso devemos pensar sim, como time grande, – sempre em busca de “algo mais” vamos fazer a nossa parte, acreditar e confiar que chegaremos lá, brigando pelo título !!! Deixo aqui minha dica: Quem sabe, NÓS da torcida incorporamos esse espírito de LUTA e que isso se reflita dentro da diretoria e com isso de resultados dentro do campo !!! Grande abraço !!!! EU ACREDITO NO TITULO !!!!

  6. Bom.. o RF descobriu e espero que para sempre, o esquema de jogo. Só precisa de um volante tipo Paulinho no lugar do Carlinhos, mas ontem o Jeovanio não estava muito bem fisicamente, o bote não era em tempo. E já salientando, que falta de um centroavante decente e com a lesão do Pacheco, um reserva pro Coelho. P. Sérgio tenta, mas nada demais e Douglas é um poste. Ainda bem que temos Fernan10, visão e toque como se fosse mágico e chegou pra finalizar com maestria.
    Nas alas, praticamente perfeito. Egídio jogou sabendo tocar e Lucas só falta finalizar decentemente, que não é a dele.
    E a zaga bobeou na bola aérea, tem que rever tomar 4 do Campinense e 2 do Duque.
    As alterações foram para fechar sem exagero o time, mas acabamos tomando sufoco e gols. Se é coincidência não sei, mas esqueceram de treinar com Ale na direita. Por fim, Talheti mostrou pro RF: sou muito melhor que Jairo.

    1. Renato, concordo plenamente com o que falou, principalmente do Paulinho junto com o Jeovânio, no lugar do Carlinhos…Saudações Alvinegras….

  7. Como é difícil tornar as coisas fácieis como ocorreu no jogo de ontem.O treinador juntou o restou que sobrou, montou um time simples mas objetivo ve o que deu. Pela primeira vez vi o time do Figueirense tocando a bola,aproximação entre o jogadores, ultrapasagem isso tudo aconteceu num único jogo.As invenções deixe para os cientistas,ontem até o banco de resevas foi bem escalado, com exceção do B.Perone, coisa que há muito tempo não ocorria com o nosso glorioso treinador.O time do Duque de Caxias é inferior ao nosso!! Claro que é, mas é nesses momentos que temos que mostrar toda grandiosidade como time de futebol se quer chegar a série A do campeonato brasileiro.Usando dá simplicidade e com mais alguns reforços pontuais, podemos brigar pelo G 4 sim.

  8. Não vamos subir fácil como diz o Senhor Rodrigo acima!!
    Um vitória apertada ontem, não pode mascarar as dificuldades que o figueirense passa!!

    Depois de uma vitória suada, rondei todos os blogs de torcedores alvinegros e ninguém mais fala em contratação!!

    VAMOS COBRAR!! O time é ruim! falta 1 lateral, 1 bom meia armador para ajudar o Fernandes e 1 atacante trombador lá na frente!!

    E VAMOS PARA MAIS UM SUFOCO CONTRA O SÃO CAETANO!!

    Avante alvinegro!!

  9. Tomará que o próximo jogo o V.Pacheco ja esteje disponível para jogar……
    vamos trabalhar forte com o Pacheco equipe médica do figueirense….
    o segundo turno irá começar, e com ele, vem os primeiros jogos bem dificeis contra os líderes……..
    ^^^^^^^^^
    entaum cocluo que V.Pacheco, Fernandes, Coelho e cia…..

    vamos subir fácil…………..

    AVANTE FIGUEIRA

  10. Gostei do Douglas, Lucas, João Filipe e Fernandes!

    Mas o Lucas não pode perder tantos gols feitos assim..vai treinar finalização pow!

    E a zaga tem que se ligar para não tomar mais gols de bobeira como os dois de hoje que alias foram iguais ao gol do bragantino!

    Gostei da postura do time que não foi covarde como nas outras partidas fora de casa…e o 3-5-2 é o esquema!

  11. Eu ainda acho que o RF poderia sair e chamar um técnico mais maduro, que não invente e não seja padrinho de jogadores… mas não acredito que ele saira.

    Mas falemos do jogo:

    -Lucas jogou muito, pena ter pedido os gols que perdeu, o RF tem é que treiná-lo mais as finalizações, fica muito nervoso na frente do golero. Mas pra mim o melhor em campo, tava em todas e teve várias oportunidades.

    – Fernandes É o MAESTRO, não tem jeito, jogou muito. Nosso ídolo é quem sempre foi, O CAPITÂO do time.

    – Egídio jogou bem mesmo hoje, não é que ele aprendeu a passar um pouco mais a bola??? Bom.

    – Douglas e Paulo sérgio nem como reservas dá pra manter no time.

    – jeovânio jogou bem também, junto com carlinhos fizeram o que deveriam ter feito. Muito bom.

    – WILSON, sem comentários.

    Por fim, os dois gols que tomamos, tem que se levar em conta o fator sorte do adversário, o primeiro o jogador do Duque fez um passe impossível, não tinha como a defesa se preparar para aquilo. No segundo gol, bateu no primeiro pau e desviou. Nossa defesa tava boa como nos melhores dias.

    Um bom técnico levaria esse time para a liderança do campeonato. Sem dúvidas.

  12. Não é pessimismo, mais acho que o R Fernandes não é o Tecnico, acho que com ele não chegaremos ao objetivo, o segundo tempo mostrou como ele é fraco, tomamos um sufoco, faltou tudo no time, se tem mais 10 minutos de jogo empatariam, imaginem se é com um time arrumado, Guarani, Ponte Preta, Vasco, Portuguesa, Atl GO, e outros, nos confrontos com estes times ja ficamos fora do G4. se a Diretoria tem planejado, a elite de 2010, mude de Tecnico.

  13. Bravamente (como mais alguns alvinegros) fui ao campo do América, ver o jogo do Figueira.

    Algumas constatações:

    1 – 3-5-2 é o esquema;
    2 – Fernandes joga muito (mas muito mesmo)!!!
    3 – Se o Lucas aprender a fazer gol ele vai virar o melhor do mundo. Jogou como quis.
    4 – Egídio fez uma boa partida. O cara tinha uma torcida organizada que brigava em tamanho com a quantidade de alvinegros 🙂
    5 – Paulo Sérgio vai morrer promessa;
    6 – Douglas jamais poderá ser titular.
    7 – Vi o jogo ao lado do Lages. Até ele concordou que o Lucas não poderia ter saído de campo.
    8 – Lages torceu fervorosamente pelo Figueira. Raramente vi alguém xingar tanto o juiz e o bandeira 🙂
    9 – Muito bom para ver o jogo neste estádio. O jogador te escuta (bem) 🙂
    10 – Figueira tem time para chegar. Basta não inventar.

    Quebra tudo figueira.
    Gui

  14. Sou torcedor do Duque de Caxias e estava acompanhando a repercussão do jogo nos sites aí de Santa Catarina e encontrei esse aqui.

    Em primeiro lugar, a diretoria deve ter divulgado 75 pagantes pra poder pagar menos impostos, pois quem viu pelo menos pela televisão sabe que tinham pelo menos umas 400 pessoas.

    Tá certo que 400 pessoas não é muita coisa, mas devido a restrição idiota de estádios com capacidade menor pra 10 mil pessoas, não podemos atuar em nosso estádio, onde tinhamos média de público de quase 3 mil pessoas por jogo, e com isso temos que jogar a aproximadamente 50 km de nossa sede, em Xerém. Aí fica complicado, ainda mais pra um time que tem 4 anos.

    Mas enfim, parabéns pela vitória, o time de vocês vai longe. Estarei torcendo pro Figueira voltar à elite pra fazer o clássico com o Avaí.

  15. “Público: 75 (pagantes). 125 (total).”
    hauahuah que piada esse publico, meu deus… acho que nem nos EUA os publicos dos jogos de futebol são tão ridiculos.

    1. Tinha muitoooo mais que 75 pagantes.
      Só te alvinegro devia ter mais que isso.
      O mais incrível é a torcida visitante entrar junto com a do time da casa.
      E só uma bilheteria funcionando, mas quem fica vendendo ingresso mesmo é a torcida organizada do Duque.

  16. Valeu a vitória pra todos nós esquecermos essa história de “troca de treinador”… isso não vai resolver nada e temos experiência recente que comprova isso.
    Vencemos um time cara de série C, poderia ser a chance de fazer saldo e mais do que tudo, mostrar pra todos que o Figueirense é de fato um dos favoritos desta série B.
    Agora é apoiar o time, torcedor verdadeiro do Figueirense sabe que pra nós nada, nunca, foi ou será fácil. Que seja aos trancos e barrancos mesmo, que a vitória venha aos 45 do segundo tempo com um gol de canela do Perone, que o resultado seja meio a zero… Vamos pra cima, vamos apoiar o time e fazer valer o mando de campo. Agora é hora mais do que nunca.
    São Caetano vêm de 5 vitórias consecutivas… Parece até um outro time que veste azul…
    Pra nós, tem que ser peso de clássico!!!

    Quebra tudo Figueira.

  17. Se não inventar temos possibilidades, ainda mais com as contratações que estão por vir: Wilson, João Filipe (Edson), Toninho, Régis; Lucas, Geovânio, Paulinho, Fernandes e Egidio; Rafael Coelho e Douglas (Rafael Moura). Um abraço e saudações Alvinegras…

  18. Essa serie B é ridicula mesmo. Tinha 75 pagantes no estadio e certamente a maioria era torcedor do figuera. Time do duque de caxias nao tinha nda e mesmo assim nao é o lanterna e quase incomodou o figuera. Com duas peças qualificadas e um treinador decente o figuera era campeao tranquilo da B. Mas essa diretoria só pensa em lucrar, e com ela soh ganharemos catarinenses e olhe lá.

    1. valeu Edmilson, é isso mesmo. Torcedor tem que torcer é pro time, independente de quem lá esteja, pois tenho certeza que todo profissional(pelo menos o que é realmente profissional) joga sempre para vencer. O RF tava errando muito, é verdade. Mas, quem não erra? Hoje, o Lucas jogou um partidaço, mas errou muitos gols, nem por isso temos que crucificá-lo. Agora, grande parte da torcida tem mais atrapalhado do que ajudado. No setor A mesmo, tem torcedor que começa vaiar aos 10 minutos do primeiro tempo se o time não estiver ganhando. O principal problema do Figueira nos últimos anos é a gerência de futebol, que tem desejado a desejar….espero que esse departamento acorde, reforce o time e ajude o treinador…..trocar de técnico a cada resultado ruim não adianta….o ano passado provou isso…..abração….

  19. o 3-5-2 da tudo certo para nós, tirando é claro os gols perdidos.
    até o alê e o talheti entraram firme com vontade, isso é bom.
    egidio joga muuito, galera gritando o nome dele dava de escuta pela tv 🙂
    campo horrivel so esse e o campo do ceara.
    AVANTE FURCAÃO

  20. Se Roberto Fernandes não inventar, se Wilson não falhar e se Fernandes chamar a responsabilidade do jogo(como fez hoje) a coisa muda de figura. O mais importante dessa vitória é a tranquilidade que ela pode nos trazer, mas NÃO PODE ACOMODAR. Hoje ficou provado, mais uma vez, que Paulo Sérgio é figura nula dentro de Campo. Rafael Moura já! Ou qualquer um outro centroavante forte para substituir Clodoaldo. Roberto Fernandes, pelamordedeus, 3-5-2 sempre! Nesse time com Egídio e Lucas esse é o sistema. Sò peço a Nação agora paciência, pois como venho falando quase sozinho, trocar técnico não adianta, precisa é contratar JÁ!!! Ah, e precisa de Gerente de Futebol para puxar a Orelha do técnico, mas não trocar, isso não adianta(ano passado ficou evidente). Agora vou tocer pro Náutico e pro Asprilla…..Dá-lhe Figueira!!!!……Outra coisa, precisa também contratar 2 laterais reservas, um para esquerda(Já que o Pico tá fora) e outro para direita…..daí ninguém segura…..mas falo de novo: RF é 3-5-2!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *