Na mesma sintonia

Uma frase do volante Túlio na entrevista coletiva de ontem à tarde me chamou a atenção. Em resumo, o jogador afirmou que o objetivo de evitar o rebaixamento veio de ?dentro para fora? e que internamente o grupo de atletas sempre soube que poderia ir mais longe.

Na entrevista que ouvi ontem à tarde na rádio Guarujá, Túlio destacou ainda que não tem relaxamento nenhum. ?O objetivo ainda não foi alcançado?, disse o jogador, para quem férias só depois de 4 de dezembro.

Túlio (com a bola) em treino ontem no CT do Cambirela

Gostei das declarações de Túlio porque revelam que não há acomodação. É o maior risco que o Figueirense corre no momento. De tanto repisarem que não cair está de bom tamanho, a concentração pode se perder e a campanha decair significativamente nesta reta final.

Também revelam a intersecção que há entre o que pensam muitos jogadores e boa parte da torcida. Dá para sonhar mais alto, dá para fazer mais, dá para chegar mais longe. A começar por este sábado, quando o Figueira enfrenta um time ao qual nunca venceu quando o enfrentou fora do Scarpelli.

Como Túlio falou, festa se faz a partir de 4 de dezembro. E vai ser ainda mais animada se o time do Sul da Ilha confirmar o que parece inevitável.

Foto: Carlos Amorim/FFC

Quem caiu e quem escapou

No post anterior, meu amigo Luciano Faria sugeriu que se pesquisasse quem tinha 26 pontos na 30ª rodada e se conseguiu escapar do rebaixamento no final do campeonato.

Levando em conta os campeonatos a partir de 2006, em turno e returno, 20 clubes e quatro rebaixados, somente em 2006, um time estava em 19º lugar com 26 pontos, em situação idêntica ao do Avaí este ano. Era o São Caetano, que não escapou.

Ampliamos então o critério. Pegamos a pontuação do vice-lanterna e do lanterna na 30ª rodada de cada campeonato de 2006 até agora e conferimos quem caiu e quem se salvou.

A notícia é ótima para os alvinegros. Só o Fluminense, em 2009, ocupava uma das duas últimas posições da classificação na 30ª rodada e conseguiu escapar da queda. Todos os outros times foram rebaixados ao final do campeonato.

Confira os números completos a seguir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *