Figueira vence antijogo e volta a ser líder

O Concórdia é pior que Brusque e Joinville, mas deu mais trabalho ao Figueirense. Paradoxo? Não. É que o time do Oeste veio para Floripa consciente de sua (falta de) qualidade e de que não podia enfrentar o Alvinegro de igual para igual, coisa que Brusque e Joinville tentaram fazer.

Isso explica boa parte das dificuldades que o Figueirense enfrentou no primeiro tempo de jogo, que terminou zero a zero. O time jogou com lentidão e errou muitos passes. Mesmo assim, criou algumas boas oportunidades, mas não conseguiu abrir o placar.

O espiríto do Concórdia também explica outra pequena parte das dificuldades. O supremo vexame de tomar uma virada em casa depois de estar vencendo por três a zero, fez com que o novo técnico, o gaúcho Jorge Anadon, que não ficou à beira do gramado, recorresse ao discurso emocional típico de quem só pode sonhar em igualar forças apelando para os brios dos jogadores.

E aí nem interessa se o discurso tem base real. Em entrevista à CBN antes do jogo, Anadon veio com aquela conversa de que ?andaram dizendo? que ?vão golear?, que ?vão resolver o jogo antes dos 15 minutos?. Os jogadores, comissão técnica e dirigentes do Figueira não disseram nada disso. A imprensa local também não. Creio que nem os blogs alvinegros menosprezaram o Concórdia. Ainda assim, o técnico gaúcho apelou para esse velho recurso. Além dele, o time visitante apelou para a cera até para entrar em campo, atrasando seu ingresso no gramado tanto antes do jogo quanto no intervalo.

Por último, a complacência do do árbitro novato Luiz Carlos Pereira com a violência e a catimba dos jogadores do Concórdia ajudaram a dificultar as coisas.

É incrível como certos árbitros cedem à irresistível tentação de tentar interferir no jogo, permitindo que o antijogo diminua a diferença técnica entre as equipes. Pereira economizou cartão o quanto pode, mesmo com lances típicos de punição no primeiro tempo. Ele não queria ter que expulsar nenhum jogador do Concórdia cedo demais. Tanto que só foi botar alguém para a rua depois do terceiro gol do Figueira, marcado por Fernandes aos 41 do segundo tempo.

Não sei quantas faltas o Galo do Oeste cometeu, mas foi bem mais do que o Figueira. E no fim das contas, só levou mais cartões amarelos (seis contra quatro, salvo engano) do que o Alvinegro porque seus jogadores reclamaram acintosamente depois dos últimos dois marcados pelo Figueirense.

Isso sem falar nas cobranças de falta, quando o juizão permitia que a barreira do Concórdia se adiantasse, mandava voltar ao lugar certo, mas deixava a barreira andar de novo, ou seja, o time visitante era beneficiado por poder diminuir a distância para o cobrador e pelo tempo perdido a cada cobrança.

Vale o registro da péssima arbitragem porque o Figueirense venceu como era esperado. E mesmo que não vencesse, o mau resultado não poderia ser creditado ao juiz. O time alvinegro é muito melhor do que o Concórdia. Só que se uma equipe é superior à outra, o árbitro não pode interferir para diminuir essa diferença e sim arbitrar como manda a regra. No fim, é um novo árbitro que já começa com os mesmos vícios dos veteranos.

Notas Alvinegras

* O Figueira venceu, a Chapecoense perdeu e os outros três jogos terminaram empatados. A rodada foi muito boa para o Figueirense.

* Como os comentaristas da RBS/Globo veem pênalti em tudo. Encostou dentro da área é penalidade máxima. Assim, é uma profusão de pênaltis a cada jogo, marcados ou não.

* Joceli dos Santos é o maior retranqueiro do futebol catarinense. Seu time tem a melhor defesa do campeonato, com três gols sofridos, mas seu ataque só é melhor que o do Avaí. Mesmo jogando em casa, contra um time em crise, só deixava sua equipe avançar ao ataque com no máximo quatro jogadores. O resto ficava para trás da intermediária ofensiva, perto da linha do meio-campo.

* Chapecoense (fora), Avaí (casa), Criciúma (fora). O Figueira pega a sua sequência de jogos mais complicada até agora e a chance de reafirmar que, no momento, é o melhor time de Santa Catarina.

0 pensamento em “Figueira vence antijogo e volta a ser líder”

  1. so p informar… o bovio é volante que joga mais que marca

    nada a ver com jeovanio e carlinhos, mas muito mais com o paulinho

  2. Perfeito o texto.

    O time do Figueirense está muito claro.

    Nós temos 2 laterais muito ofensivos e de grande técnica. Eles precisam ter certa liberdade para atacar.

    Para compensar esta liberdade, é ÓBVIO que o esquema 3-5-2 é o mais adequado.

    3 zagueiros e 2 volantes para garantir a segurança do sistema defensivo enquando os dois atacantes, o meia e os dois alas focam o ataque.

    E nada de improvisões ridículas como Edson e Ale na lateral e Schwenck de meio.

    Meu time (já com os reservas imediados):

    Wilson

    Lucas (Pico ou contratação)

    Joao Felipe
    Toninho (Regis)
    Edson

    Egidio (Massari)

    Jeovano (Bovio)
    Paulinho (Carlinhos)
    Fernandes (Talhetti ou Vinicius Pacheco)

    Coelho (Douglas)
    Contratação (Douglas)

  3. Saudações Alvinegras…

    1 – Boa vitória, ninguém discute a importância.
    2 – O esquema é mesmo o 3-5-2.
    3 – Sai do gol com segurança que é sua Wilson, e mete bronca nessa zaga meu.
    4 – Jeovânio e Carlinhos, juntos perfeito, ganhamos a 1ª e a 2ª bola sempre.
    5 – Lucas, se não der pra fazer o gol, passa a bola para o companheiro melhor colocado meu filho.
    6 – Paulo Sérgio e Douglas, juntos outra no mesmo time, jamais.
    7 – Roberto Fernandes o saldo de gols será importante no final do campeonato, se o Figueira der chance, eles goleiam, então quando os adversários nos permitirem, igual ao jogo de sábado, goleada neles porra!!! O jogo era para ser de 4 ou 5 X 0. Se faz logo o 3º não tomaria o 1º, e o jogo não seria aquele sufoco no final. É isso. Abraço a todos.

  4. minha escalaçao para o proximo jogo

    1- Wilson

    2- Roger Carvalho
    3- Toninho
    4- Edson

    7- Lucas
    5- Carlinhos
    8- Paulinho
    10- Fernan10
    6- Massari ( egidio está suspenso para essa partida. fonte : futebol interior)

    9- Douglas
    11- Rafael Coelho

  5. outra coisa que quase ninguem fala

    nossos zagueiros sao LENTOS, o que eh perfeitamente aceitavel quando se joga com 3 zagueiros (tem sempre algum na sobra)

    agora 2 zagueiros com 2 lateriais que nao marcam como deveriam é suicidio

    ai ele acaba tendo que jogar com uma linha tosca de 4 zagueiros atras, o que é ridiculo

    3 – 5 – 2 é o esquema

    alias é a tatica mais evoluida do futebol moderno. bem montada e com o sjogadores certos, nao ha esquema mais perfeito

    ataca e defende em superioridade numerica

  6. Concordo com o esquema 3-5-2 e o meu time seria
    1-Wilson
    2-Lucas
    3-João Filipe
    4-Toninho
    5-Edson
    6-Egidio
    7-Jeovânio
    8-Carlinhos
    10-Fernandes
    9-Marcelo
    11-Rafael Coelho

  7. Excelente matéria… Parabéns ao pessoal do MEUFIGUEIRA. A tempos TODOS vêm falando que tem que jogar no 3-5-2, mas ao menos sabiam o motivos (ou os motivos, ne?)

    O 3-5-2 tem demonstrado ser – atualmente – o melhor esquena a ser utilizar, principalmente quando a equipe possui lateriais (ou alas) velozes e que conduzem bem a bola. O altual momento do Figueirense.

    Com o 3-5-2, o time torna-se mais compacto e coletivo por si próprio, pois defende-se com 5 jogadores (3 zagueiros e 2 volantes) e ataca com 5 atletas (2 atacantes, 1 meia e 2 alas), diferente do que acontece com outros esquenas, como o 4-4-2, quando time defende com 6 atletas (2 zagueiros, 2 volantes e 2 laterais) e ataca com 4 jogadores (2 atacantes e 2 meias).

    Enquanto ao time IDEAL, com as “peças” que dispomos no atula elenco alvinegro, acredito que seria assim:

    1 – WILSON
    2 – JOÃO FELIPE
    3 – ROGER CARVALHO
    4 – EDSON
    5 – JEOVÂNIO
    8 – PAULINHO
    7 – LUCAS
    6 – EGÍDIO
    10 – FERNANDES
    11 – RAFAEL COELHO
    9 – DOUGLAS

    Na ausência de algum desses jogador até colocaria o CARLINHOS, o TONINHO, o RÉGIS, o TALHETTI e outros – principalmente os prata da casa, como o própio MASSARI, porém ALÊ, TOTÓ, BRUNO PERONE, RICARDINHO e demais da turma, que já teve muita chance e nada demosntrou, JAMAIS.

    Mas é isso…

    Abraços a todos, parabéns pelo site e saudoçoes alvinegras!

  8. Parabéns pela vitória apesar do RF!!! DESDE o início dá p/ notar que o melhor esquema tanto dentro de casa como fora é o3-5-2 jogando c/ Lucas e Egídio(colocar o reserva NADA DE IMPROVISAR …) de alas Carlinhos e agora Jeovânio e Fernandes e na frente Rafael Coelho e + um.

    Se machucar, sair por cartão FAVOR COLOCAR ALGUÉM DA POSIÇÃO! simples e pronto! Perdemos importantes pontos p/ Atlético-Go, Ceará, Juventude, Campinense, América, Bragantino pq o SENHOR RF QUIS INVENTAR… Apenas isso!!!

    Diretoria PODERIA ANUNCIAR UM EXCELENTE REFORÇO NESTA SEMANA E FAZER UMA GRANDE PROMOÇÃO (INGRESSOS) p/colocar + de 10 mil pessoas sozinhos!!!

    Vamos ganhar na RAÇA /JUNTO C/ A TORCIDA FAZENDO UM CALDEIRÃO NO SCARPELLI/jogo super importante e que PRECISAMOS DA VITÓRIA!!! diretoria favor dar ESSA FORÇA P/ A TORCIDA (promoção de ingressos/a torcida merece!!!)

    Coisa que no outro lado apesar na ENORME AJUDA DA IMPRENSA e da boa campanha AINDA NÃO CONSEGUIRAM!!!

    MOBILIZAÇÃO TOTAL DA TORCIDA P/O JOGO DE SEXTA-FEIRA!!!VAMOS LOTAR O SCARPELLI !!!ABS.

  9. Já que o nosso querido técnico adora dá uma bisbilhotada nos blogs, nada melhor que produzir textos simples a fim de ensinar o peitudo RF.
    Quem sabe até sexta contra o São Caetano, ele dá uma lida nesse texto/aula do Meu Figueira e coloca naquela cabeciha de passarinho que o time tem melhor rendimento no 3-5-2.

    Saudações alvinegras.

  10. Tudo tão simples, mas um treinador que vive há anos no futebol não vê e quer ser o criador de tal tática.
    3-6-1 é apenas para jogos contra times fortes fora de casa, como a Ponte, mas não o Campinense. Explorando o R. Coelho, claro.
    4-4-2 está virando um esquema ultrapassado. O São Paulo tri-campeão foi no 3-5-2, o Brasil de Felipão também. O 4-4-2 está exigindo muito que tenha laterais que saibam marcar bem e tenham habilidade, ou cai o rendimento e sabemos que há poucos completos. E os volantes tem que cobrir tanto o meio como o lado sabendo que há um zagueiro a menos que no 3-5-2, onde cada defensor cobre um lado e um o meio.
    Vendo que temos zagueiros disponíveis: Toninho, Régis, Edson, João F., Roger C., Dieyson, além de alas como Egídio e Lucas que são habilidosos na frente e poucos times na B tem a capacidade deles em decidir, há dúvidas? Esse esquema virou moda e no nosso time se encaixa.

  11. A situaçao não é complicada, mais devemos ficar atentos, se terminar o turno e somar 32 ptos, começaremos o Returno torcendo pelos adversarios, será que niguem no Figueira aprende que o negocio é Vitoria, bom, espero que não deixem para as ultimas rodadas, para os chamados jogos da morte, segundo a meta com 64 ptos tem o acesso???, tomara que seja so 64, vamos depender de mais 32 ptos e com 9 jogos em casa, sendo que tem que vencer os 9, e vencer mais 2 fora, ou seja onze partida em 19, podeia esta melhor.

  12. Meu Time titular é:
    1- Wilson
    2- João Felipe
    3- Toninho
    4- Édson (Régis)
    5- Carlinhos (Jeovânio)
    6- Egídio
    7- Lucas
    8- Paulinho
    9- Douglas
    10- Fernandes
    11- Rafael Coelho.

    Acho que o Régis vem atuando mau e nos últimos jogos estava um pouco lento. Acho que o Jeovânio será titular naturalmente mais ainda acho que esta sem ritmo de jogo.

    Para o Jogo contra o São Caetano entraria com:

    1- Wilson
    2- Roger Carvalho
    3- Toninho
    4- Édson
    5- Carlinhos
    6- Massari
    7- Lucas
    8- Paulinho
    9- Douglas
    10- Fernandes
    11- Rafael Coelho.

    Um grande abraço!

  13. O time, sem reforços, tem que ser: Wilson, João Filipe (Edson), Toninho, e Régis; Jeovânio, Paulinho (Vinicius Pacheco) e Fernandes; Rafael Coelho e Douglas (Marcelo ou Paulo Sérgio). Não tem o que inventar, é time pra brigar pela vaga com certeza…..Saudações Alvinegras….

    1. Wilson
      João Filipe (Edson)
      Toninho
      Regis
      Lucas
      Jeovânio
      Paulinho (Vinicius Pacheco)
      Fernandes
      Egidio
      Rafael Coelho
      Vinicius Pacheco (Douglas, Marcelo ou Paulo Sérgio) .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *