É bom ficar ligado: o Figueira ainda não subiu

A imprensa de Floripa, mas não só ela, diz: o Figueira já subiu. Pode ser uma simples projeção, baseada no que o time fez até agora, mas o fato é que o acesso ainda não está garantido. Mesmo os 65 pontos que o clube e todos nós consideramos que garantem a vaga na série A de 2011 não servem ainda para assegurar matematicamente um lugar no G4.

São 15 pontos em disputa. Na prática, para garantir o acesso sem depender de ninguém, o Figueira precisa fazer nove pontos nos cinco jogos que faltam e fechar o campeonato com 68.

Isso porque Sport e América-MG se enfrentam na penúltima rodada. Atualmente, os dois concorrentes têm 54 e 55 pontos respectivamente. Se o Sport ganhar todos os seus jogos, chega a 69, mas aí o América só alcança 67 pontos, o que garante o Figueirense no G4 com mais nove pontos.

Se o América for o vencedor da partida contra o rubronegro pernambucano, pode alcançar os 71 pontos se vencer todos os seus jogos, mas com isso o Sport fica limitado aos 66 pontos no total. Se houver empate no confronto direto entre os dois, o América pode chegar a 68 e o Sport a 67. Por isso, 68 pontos ganhos garantem o Figueira de qualquer modo.

Não quero botar água no chope, mas é preciso manter os pés no chão. Os próximos dois jogos são importantíssimos, a torcida tem que estar a mil mesmo, mas duas vitórias deixam o Figueira muito bem encaminhado, mas ainda não garantido.

Se vencer Duque de Caxias e América, o Figueirense só garante o acesso se Sport e Portuguesa tropeçarem, já que o Alvinegro tem confronto direto contra o 7º colocado, o Duque.

Com duas vitórias, o Figueira chega a 65 pontos, faltando três jogos para terminar a série B. O acesso só será garantido se o Sport, no máximo, empatar seus dois próximos jogos (São Caetano e Vila Nova, ambos fora) e a Portuguesa fizer, no máximo, quatro pontos contra Ponte Preta (fora) e Brasiliense (casa).

Caso essa combinação aconteça, o Sport chega a 56 pontos contra os 65 do Figueira, mas, faltando três rodadas, só poderá chegar aos mesmos 65 e perderá a vaga no número de vitórias. Já a Portuguesa iria para 54 pontos e só poderia chegar aos 63 ao final das 38 rodadas.

Se o Figueira vencer seus dois próximos jogos, chegando a 65, a Lusa terá que vencer seus últimos cinco jogos para igualar a pontuação e o número de vitórias, mas ainda terá que descontar uma vantagem de 14 gols favoráveis ao Figueirense no saldo (26 a 12).

Picos e vales

Outra coisa que terá que ser bem calibrada nas próximas semanas, principalmente nos próximos dois jogos, é a montanha russa emocional da torcida.

O Figueira ganha na terça e a euforia sobe. O Avaí leva uma pemba na quarta e o entusiasmo bate no teto. Aí o Jean Carioca perde um gol no sábado e quase que uma crise se instala entre os alvinegros.

O Furacão Alvinegro tem totais condições de vencer seus dois próximos jogos, mas um eventual tropeço (bate na madeira aí) precisa ser bem administrado. Aumenta a ansiedade, prolonga o sofrimento, mas não é o fim do mundo.

A vantagem da grande campanha até agora é justamente esse. O desespero é dos outros. O acesso virá, mas é preciso controlar os nervos e ficar ligado.

0 pensamento em “É bom ficar ligado: o Figueira ainda não subiu”

  1. Figueiracast muito bom como sempre, parabéns pessoal..

    Só não entendi o porque do Bottós preferir o Gustavo ao Dalton, respeito a opinião mas queria apenas ressaltar que o Gustavo nem chegou a participar de algum jogo no profissional, então acredito que Dalton seja a melhor opção em minha opinião.

    Abraço

  2. PONTE PRETA 0 X 1 FIGUEIRENSE ESSE JOGO O FIGUEIRENSE JOGO MUITO BEM AGORA VAMOS LOTAR O SCARPELLI E APOIAR O FIGUEIRA :D/MESMO SEM O WILSON NO GOL O FIGUEIRA TEM O DALTON ELE É GIGANTE E AGARRA BEM :P/AGORA VAMOS GANHAR DO BRASILIENSE E VAMOS TENTAR FICAR SEMPRE NO G-4 😀 FIGUEIRENSE PAIXÃO QUE NÃO TEM DIVISÃO 😀

  3. A vitoria foi importante mais o time joga muito retrancado sem criatividade no meio, vamos jogar um pouco mais pra cima dos adversario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *